História de São Roque
-
São Roque foi fundada no dia 16 de Agosto de 1657 pelo nobre capitão paulista Pedro Vaz de Barros, conhecido também como Vaz Guaçu – O Grande. O nome de São Roque originase da devoção de seu fundador por este Santo. Atraído pelos encantos da região, Pedro Vaz estabeleceu-se com a família e cerca de 1.200 indígenas as margens dos ribeirões Carambeí e Aracaí, começando assim, a cultivar trigo e uva.
-
Mais Tarde, imigrantes italianos e portugueses, cobriram as encostas dos morros com vinhedos, instalaram suas adegas e transformaram São Roque na “Terra do Vinho”
-
Em 1681, Fernão Paes de Barros, irmão do fundador, constrói a Casa Grande e a Capela de Santo Antônio em Taypa de Pilão, vindo esta a servir como parada e pousada das Bandeiras, que desciam o rio Tietê em busca de ouro e esmeraldas, que em 1944 foi adquirida pelo escritor Mario de Andrade.
-
Em 1832, São Roque foi elevada à condição de vila e, em 1864, à categoria de município. E, em 1990, devido ao seu grande potencial no cenário histórico, artístico, ecológico e cultural, foi transformada em Estância Turística.
-
Com um ótimo clima serrano, paisagens belíssimas e povo hospitaleiro, São Roque dispõe de uma excelente infraestrutura hoteleira, bons restaurantes, um amplo comércio e os mais saborosos vinhos da região.
-
A apenas 60 Km de São Paulo e servido por duas grandes Rodovias – Raposo Tavares e Castello Branco – São Roque oferece aos visitantes, opções de lazer com ar puro e muita tranquilidade.
Estação Ferroviária
Construção da década de 1930, totalmente revitalizada e atualmente sede da Guarda municipal.
Casa Grande e Capela de Santo Antônio
Construída em 1681 por Fernão Paes de Barros, são edificações que remontam o mais antigo passado colonial do sul do País. Tombadas pelo IPHAN em 1947 já pertenceram ao escritor Mário de Andrade.
Centro Comercial do Taboão
Artesanatos, frutas, doces, conservas, lanchonete e playground. Largo do Taboão, s/nº.
Centro ECT - Brasital
Construída em 1890 pelo comendador Enrico Dell’Acqua, foi uma das primeiras indústrias têxteis do Estado de São Paulo. São 10.000 m² de área construída, rodeada por 10 alqueires de muito verde onde você pode passear por uma trilha ecológica de 1.100 m,
Igreja da Matriz
Revela linhas arquitetônicas modernas, destacando-se as pinturas no teto e nas paredes, consideradas verdadeiras obras de arte bem como seus vitrais em estilo mosaico, que contam a história do santo São Roque, e possui uma relíquia do antebraço do santo no altar.
Igreja de São Benedito
Construída por escravos em 1855, apresenta um estilo tosco típico da época à base de Taypa de Pilão.
Largo dos Mendes
Local de lazer com academia ao ar livre e playground.
Mata da Câmara
É a maior reserva ecológica da região. Reconhecida pela UNESCO como patrimônio da Humanidade. Encontra-se numa área verde de 54 alqueires de Mata Atlântica, repleta de mananciais e habitada por esquilos, lontras, veados entre outros animais e aves.
Morro do Cruzeiro
No local está localizada uma Cruz e a imagem do Padroeiro da Cidade, São Roque. No mês de julho é realizada importante novena que atrai centenas de fiéis.
Morro do Saboó
Vista privilegiada de toda a região do seu topo, alcançado através de trilha com caminhada de nível médio, podendo em dias claros visualizar a cidade de Sorocaba que está a 40 Km de São Roque.
Museu de Cera Alpino
Personagens da História do Brasil são retratados em cera. (Pedro Álvares Cabral, José de Anchieta, Dom Pedro I, Bandeirantes, Cangaceiros, etc).
Praça da República
O coreto e a fonte são as atrações do local.
Feira Permanente
Com produtores rurais, produtos agroecológicos, artesanato, artes plásticas, alimentação entre outros.
Recanto da Cascata
Contém um lindo jardim natural de flores, além de bela cascata formada pelas águas do Ribeirão Carambeí (apenas contemplativo), local propício para passeios, caminhadas e realizações de eventos.
Rota Darcy Penteado
Roteiro histórico e ambiental, com atrativos culturais, ecológicos, gastronômicos e hospedagem, na Serra da Taxaquara – Vila Darcy Penteado.
Roteiro do Centro
A região central da Cidade oferece diversas opções de restaurantes, lanchonetes, bares, cafeterias, praças, artesanato e um amplo comércio.
Roteiro da Raposo
O roteiro compreende o trecho da estrada que vai desde o Km 46 até o Km 60 e tem como atrações turísticas os estabelecimentos de lazer como pesqueiros e sítios “Day Use”, os restaurantes, as pousadas, os hotéis, os centros hípicos, o casarão histórico do bairro do Carmo, o museu de cera instalado no Hotel Alpino, o Centro Comercial do Taboão, belas paisagens, além de vinícolas, artesanatos e produtos típicos.
Roteiro do Vinho
São Roque mantém a tradição de “Terra do Vinho” desde a vinda dos imigrantes italianos e portugueses no final do século passado. Possuem inúmeras vinícolas próximas a zona urbana.
Ski Mountain Park
A 1.000 m de altitude encontra-se o maior centro de lazer de montanha do Brasil. São 320.000 m² de natureza e ar puro para toda a família. O Parque consta com Pista de Esqui, Teleférico, Tobogã, Playground, Mountain Bike, Churrascaria, Casa de chá, Taverna, Vinhateria, Lanchonete entre outras atrações.
Roteiro dos Bandeirantes
Desde 2009, São Roque integra o Roteiro dos Bandeirantes, que é formado pelos municípios de: Santana de Parnaíba, Pirapora do Bom Jesus, Araçariguama, Cabreuva, Itu, Salto, Porto Feliz e Tiete, e que tiveram patrimônios históricos reconhecidos como atrativos turísticos pelo Governo do Estado de São Paulo. O Roteiro dos Bandeirantes foi oficializado em 2003, e desde então os municípios tentam se estruturar para explorar o circuito como um produto turístico em conjunto.
Rota do Saboó & Castello
Possui diversos atrativos desde pousadas, acampamentos, sítios de lazer, opções de entretenimento, lazer, gastronomia, compras, pesqueiros, ceramista, shopping, e a beleza natural que envolve a natureza ao seu redor.