top of page

Saiba mais sobre o suco de uva 100% e os seus benefícios para a saúde

Atualizado: 16 de mai. de 2019

Postado por Qualidade na Taça em Dicas Em março 6, 2019


Suco 100% e benefícios


O suco 100%, ao ser produzido, herda das uvas as substâncias benéficas ao corpo, portanto ao buscar por este produto nas prateleiras, fique sempre atento ao rótulo: deve conter a informação “100%” e nos ingredientes, apenas “suco de uva tinto” ou “branco” e, no caso dos sucos reconstituídos, a presença de água. Fique atento as bebidas que possuem adição de corantes, aromatizantes e açúcares.


Ao consumir um suco de uva tinta (roxa), você contribui com o organismo na:


prevenção do câncer, anemia e doenças cardiovasculares;

melhora do funcionamento do intestino;melhora da glicemia;

melhora na absorção de gordura.


Isso porque a uva roxa é rica em resveratrol e compostos fenólicos, antioxidantes, ácido fólico; possui componentes antocianinas, taninos e flavonóides; e suas cascas e sementes têm alto teor de fibras.


Já ao consumir um suco integral de uva verde, os benefícios são:


melhora na circulação;

prevenção do câncer;controle da glicemia;

aumento da fixação do cálcio nos ossos.


E isso ocorre porque a uva verde, que tem menos açúcar que a roxa, é rica em minerais como ferro e potássio; em antioxidantes como catequinas; e possui vitaminas K, C e B1.


Outros benefícios para a saúde são a redução de ocorrência de doenças nos olhos, como a degeneração macular, catarata e perda de visão; na pele, contribui com a redução de manchas escuras e acne, evita o envelhecimento e as rugas.


Suco 100% (integral ou reconstituído), néctar, refresco, em pó: tipos e diferenças


Existem no mercado sucos de uva integral de diversos tipos e marcas, conforme a seguir:


Suco 100% Integral

É o suco 100% natural, ou seja, tem como origem 100% da polpa de fruta, sem adição de água e açúcar.


Suco 100%

Utiliza 100% da fruta uva, sem adição de corantes ou aromatizantes podendo ser adoçado e reconstituído com adição de água.


Bebida ou Refresco

Possui 30% de uva, é diluído em água e adoçado, podendo ser colorido e aromatizado artificialmente.


Néctar

Possui 50% da fruta, é diluído em água e adoçado.


Em pó

Não contém necessariamente a uva em sua composição.



Como consumir o verdadeiro suco de uva


um copo por dia: para adultos 300ml e crianças, 200ml -, pois é quantidade suficiente para suprir a necessidade diária de minerais que previnem a anemia (como o ferro, manganês, cobre e zinco);

ao acordar ou antes de dormir: regula a pressão arterial;entre as refeições: se misturado à alimentação, pode provocar gases e desconforto, devido à sua rápida digestão;

antes ou após uma atividade física: com a melhora do fluxo sanguíneo, as substâncias encontradas na bebida são transportadas para as células junto ao oxigênio, aumentando o rendimento e acelerando a recuperação.

Produção e consumo do suco de uva no Brasil


Após a divulgação de pesquisas científicas sobre as propriedades nutritivas benéficas dos sucos de uva, houve um salto no consumo deste produto no país, que cresceu em mais de 300% nos últimos 10 anos. Isso também ocorreu porque o consumidor está mudando a maneira como se alimenta, buscando alternativas mais saudáveis para o dia-a-dia.


Por aqui, esses sucos são produzidos principalmente pelas uvas do tipo híbridas e americana, como a Isabel, Concord, Bordô e Niágara.


Segundo o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), em 2017 o estado do Rio Grande do Sul, que é responsável por 90% do abastecimento nacional da bebida, comercializou 100 milhões de litros.

Em 2018, foram colhidos 663,2 milhões de quilos de uvas no Brasil e 50% deste número é voltado para a elaboração de suco.

O suco do tipo integral chega a levar quase dois quilos de uva por litro.



612 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page